Uma Pandemia no Meio do Caminho -#Retrospectiva2020


Mariana Ferreira

Assim que percebemos e entendemos que a quarentena não seria nem quinze dias e nem um mês, ficamos desesperadas. Quantos eventos legais já estavam programados para acontecer esse ano, e, por um vírus inesperado, nossos planos e desejos foram por água abaixo.

Foi muito frustrante saber que o nosso Escambo de Livros não rolaria por um bom tempo, mas também sabíamos que havia chegado o momento de reconexão com o significado do coletivo e a separação de Projeto Escambo de Livros e Coletivo Navegue no Bem. O Navegue vai para além do nosso principal projeto, o Escambo, e foi assim que conseguimos explorar mais outros campos que desejávamos há algum tempo. 

Não foi fácil. Nós, que somos tão “presenciais”, fomos obrigadas a ser “virtuais”. Fomos aprendendo a utilizar o máximo da tecnologia ao nosso favor: reuniões virtuais, organizadores digitais, novos conteúdos para as redes sociais no Navegue: as indicações do bem no dia de domingo, o tbt nas quintas, playlist no Spotify, nova conta do twitter, posts no blog, a Live de Segunda… É, muita coisa pra aprender em tão pouco tempo.

No entanto, com toda essa loucura, que bom que conseguimos. E mesmo de longe, o afeto e a interação entre nós e o público foi muito positiva! Esperamos poder crescer e aprender ainda mais no ano de 2021.

Deixe um comentário